“REGULAMENTA JÁ!”
Movimento pela aprovação do PL 290/2001 que regulamenta o exercício da profissão de Turismólogo
Caros companheiros, até quando vamos ficar esperando que alguém tome uma atitude? É necessário que juntemos nossas forças e procuremos uma alternativa para solução desse impasse que é puramente do nosso interesse, se não tomarmos uma providência nada mudará. O que acontecerá é a caducidade do projeto de lei, e de que valerá nossos esforços e dedicação durante quatro anos em uma universidade? Movimento pela aprovação do PL 290/2001 que regulamenta o exercício da profissão de Turismólogo
O objetivo é nos unirmos para pressionar por uma posição do congresso nacional. E torna-se imprescindível exigirmos a criação de uma emeda determinando que todo empreendimento turístico tenha um número de bacharel atuando no local, em conformidade com seu tamanho e quantidade de funcionários.
A aprovação de uma lei que regulamenta a profissão de Turismológo já é tardia. Já são nove anos nas comissões do Senado e o caminho até a aprovação final parece ainda ser longo pela falta de participação ativa dos próprios profissionais de Turismo. O projeto de lei que trata dessa regulamentação PLS-290/2001 – está atualmente na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado. Esse projeto de lei é apenas uma semente que precisa germinar e, para isso, precisamos intensificar a nossa participação. Então, este é o momento decisivo para os profissionais de Turismo contribuírem para a regulamentação da sua própria profissão, pressionando o Congresso Nacional a votar pela aprovação desta proposta.
A profissão de Turismológo está entre as mais desrespeitadas e exploradas do Brasil. Entre outros motivos, isto acontece porque ainda não existe consciência de classe, organização ou disciplina da profissão. A maioria dos profissionais, preocupados apenas com a sua sobrevivência, ainda espera, passivamente, que a situação melhore de maneira milagrosa, nada fazendo concretamente para que esta melhora ocorra. Agindo dessa forma, a categoria fica submetida às influências daqueles que têm grande interesse na desorganização da profissão.
É chegada a hora de sermos maduros, competentes e usarmos nossa inteligência de fato. Precisamos ter mais consciência de Classe, mais união e participação para moralizarmos nossa profissão – como fazem outras categorias como Engenheiros, Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Jornalistas, Empregados Domésticos, Artistas, Advogados, atletas de futebol, Contadores, Corretores de imóveis, Administradores, Economistas, Aeronautas e outras 60 profissões já regulamentadas.
O país vai sediar um mundial de futebol e uma olimpíada, o Brasil é um grande potencial turístico com necessidade de profissionais capacitados atuando no setor. É chegado o momento de a sociedade saber do nosso trabalho. Precisamos do devido e merecido reconhecimento e respeito profissional por parte da sociedade e isto só pode vir com a regulamentação da profissão de Turismológo. Com o respeito social poderemos trabalhar com mais dignidade e respeito da sociedade.
Contribua assinando esta petição pública, cujas assinaturas serão enviadas ao congresso nacional (Senado e Câmara dos Deputados). Ajude a sua profissão!
Assina o abaixo-assinado aqui:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=MARIVANE
e divulga-o por teus contatos.
Parceiro na luta:
http://abbturam.blogspot.com/
A luta do pessoal da ABBTUR AMAZONAS já começa a apresentar bons resultados. Parabéns companheiros! A luta continua! Regulamenta já!
http://acritica.uol.com.br/manaus/Turismologos-discutem-regulamentacao-profissao-Amazonas_0_474552802.html ![]() |
| BAHIA |
![]() |
| AMAZONAS |

