Baía de Todos os Santos será modelo para o Turismo Náutico
O projeto piloto de desenvolvimento da atividade na região foi apresentado no Rio Boat Show
29/04/2011 A Bahia contará com US$ 86 milhões para tornar a Baía de Todos os Santos referência no desenvolvimento do turismo náutico. Os recursos, previstos no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo, serão distribuídos nos 18 municípios do entorno da baia, incluindo a capital Salvador.
O plano estratégico para a Baía de Todos os Santos foi apresentado ontem (27/4), no 3º Fórum Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Náutico Brasileiro, promovido pelo Ministério do Turismo no Rio Boat Show, na capital fluminense. O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, disse que a verba será utilizada na recuperação e ampliação de terminais marítimos, na implantação de píeres flutuantes, acessos viários, entre outras intervenções.
O plano estratégico foi elaborado com apoio do MTur e servirá de modelo para estados e municípios interessados em desenvolver o turismo náutico. “Queremos implantar também bases de charters (barcos para locação)”, disse o secretário.
O Prodetur é um programa do Ministério do Turismo, desenvolvido com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento de Desenvolvimento (BID) e da Corporação Andina de Fomento (CAF).
Fonte: Ministério do Turismo
************************************************
Fé no turismo de Salvador
Secretário Colbert Martins discute projeto para valorizar o turismo religioso na capital baiana
29/03/2011
Brasília, DF – O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Colbert Martins, recebeu, nesta terça-feira (29/03), em Brasília (DF), visita da superintendente da Associação Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes. Eles debateram o projeto de revitalização do Largo de Roma, em Salvador (BA), histórico ponto turístico da cidade.
Por meio da iniciativa, pretende-se levar atividades culturais para o espaço em frente ao Abrigo D. Pedro II e concluir a construção da Igreja da Imaculada Conceição da Mão de Deus. “O turismo religioso no país vem crescendo de forma rápida e o objetivo é atuarmos em conjunto para que Salvador aproveite seu potencial”, afirmou Martins.
Irmã Dulce
O estado da Bahia aguarda a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce, programada para o mês de maio. O evento tem mobilizado fiéis no país e no exterior e deverá ser presidido pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, representando o Papa Bento XVI. “Teremos um grande evento, importante para a história de Irmã Dulce e para a história do nosso país”, garantiu Pontes.
**********************************************
A indústria do turismo é na atualidade, a atividade que apresenta os mais elevados índices de crescimento no contexto econômico mundial. Movimenta cerca de U$ 3,5 trilhões anualmente (dados de 1994) e, apenas na última década, expandiu suas atividades em 57%. Dentro dessa indústria, o ecoturismo é o segmento de maior crescimento, resultando num incremento contínuo de ofertas e demandas por destinos ecoturísticos. O ecoturismo configura-se como uma importante alternativa de desenvolvimento econômico sustentável, utilizando racionalmente os recursos culturais e naturais sem comprometer a sua capacidade de renovação e a sua conservação.
A conscientização da sociedade em relação à preservação do meio ambiente exerce uma importância crescente para a demanda cada vez maior de atividades ecoturísticas. Entretanto, a oferta de roteiros ecoturísticos depende, naturalmente, da existência de sítios de elevado valor ecológico e cultural, da forma como eles são administrados, da existência de uma infraestrutura adequada e de recursos humanos capacitados. No Brasil, o ecoturismo ainda é uma atividade desordenada, impulsionada quase que exclusivamente pelas oportunidades de mercado, existente em alguns estados, deixando, a rigor, de gerar os benefícios sócio- econômicos e ambientais esperados e, por vezes, comprometendo a imagem brasileira no mercado externo. Pela própria dimensão continental do país, ele abriga diferentes ecossistemas, diferenciados climática e geomorfológicamente, com uma extraordinária diversidade ecológica, citando se como exemplos a Mata Atlântica, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado, as Zonas Costeiras e a Floresta Amazônica, de um considerável potencial ecoturístico.
Dicas de roteiro para prática do ecoturismo:
Chapada Diamantina
Lençóis
Morro do Pai Inácio - Cachoeira
Serrano - Salão de Areias - Primavera
Córrego do Meio - Sossego
Iraquara - Cavernas
Rio Garapa - Andaraí
Mucugezinho - Poço do Diabo
Palmeiras
Cachoeira da Fumaça - Riachinho
Queda das Rodas
Vale do Capão
Cachoeira do Rio Preto
Andaraí
Gruta da Paixão
Marimbus
Mucugê
Parque Sempre-Viva
Mirante-Cemitério
Mar de Espanha - Sibéria
Andorinha - Cardos
Igatu
Ruínas
Iguatu- Andaraí
Iguatu- Mucugê
Rio de Contas
Itobira/Serra do Barbado
Pico das Almas
Cachoeira do Fraga
Cachoeira do Brumado
___________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário